Women work without social security in Bangladesh

Published: 07 December 2010

 

English summary: Imagine what is like for a woman to have no social security and get less payment than other people. This happens on Bangladesh, an asiatic country, where women rights are not respected. Women working at informal sector, like domestic women, are protected by law. “If we do not have law we cannot do anything”, said Lovely Yesmin, Coordinator of Partnership of Women in Action. 

 

Imaginem a situação de uma mulher que trabalha, que se esforça, como qualquer outra e que não tem direito a segurança social, que recebe menos que as outras, que não está protegida pela lei laboral. É o que acontece no Bangadlesh, um país asiático, onde vários direitos fundamentais não são respeitados.

Lovely Yesmine, pertence a uma instituição que neste país luta por melhorar a vida destas mulheres. “São não tivermos uma lei, não conseguimos fazer nada”, alertou, em entrevista. No Bangladeche, existe uma grande diferença entre o sector formal, pessoas que trabalham para o governo e o sector informal, empregadas domésticas, por exemplo.

“Vamos tentar fazer uma lei para as trabalhadoras do sector informal”, acrescentou Yesmine. Questionada acerca do apoio da União Europeia, revelou que as mulheres do Bangadleche precisam de “solidariedade” e “apoio” desta instituição, que pode negociar melhores condições com o governo deste país.

Comments